Notícias online — Agosto de 2001

São Paulo, 23 de agosto de 2001


Zylbersztajn nega fusão da ANP com Aneel

O diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo, David Zylbersztajn negou que o Governo esteja estudando uma fusão entre a ANP e a Agência Nacional de Energia Elétrica - Aneel. “Esse assunto está totalmente fora de cogitação. Os ministros José Jorge e Pedro Parente são contra”, disse Zylbersztajn.
Na verdade, seriam encerradas as duas agências, para se criar uma terceira. E isso se basearia, principalmente, em uma maior facilidade para administrar a utilização do gás natural na geração de energia elétrica. Segundo o diretor, as duas agências foram criadas por Medida Constitucional, que não pode ser regulamentada por Medida Provisória. Por isso o Governo deveria, se quisesse unir a ANP e a Aneel, enviar um Projeto de Lei ao Congresso. “A um ano das eleições, com o Congresso entrando em campanha eleitoral, não há possibilidade de se criar uma agência dessa dimensão”.
Por outro lado, essa mudança demandaria pelo menos seis meses de estudo. “Não é só montar um projeto. Tem que envolver o meio acadêmico e o mercado e fazer muito mais do que uma audiência pública. Esse é um assunto morto, pelo menos nesse governo”, finalizou o diretor. (FB)


Zylbersztajn nega fusão da ANP com Aneel
Copesul quer investir US$ 100 mil na Refap
Zylbersztajn está deixando ANP
Termelétrica Norte Fluminense autorizada a iniciar obras
Licença ambiental para termelétrica de Capuava esbarra no uso de água