Notícias online — Novembro de 2001

Rio de Janeiro, 16 de Novembro de 2001


Petrobras inaugura Laboratório Hiperbárico

A Petrobras inaugurou o seu Laboratório Hiperbárico para três mil metros, o que permite aumentar em 1000% a capacidade de um ser humano chegar à profundidade do mar. Instalado nas ependências de seu Centro de Pesquisas - Cenpes, o laboratório será destinado a testes e simulações de equipamentos para as operações de produção em águas ultraprofundas.
A câmara que simula a profundidade é a mais moderna em seu gênero no mundo. No projeto, a Petrobras investiu US$ 3 milhões, desenvolvido nos últimos dois anos pela área de Tecnologia Submarina do Cenpes. A câmara hiperbárica para três mil metros, instalada no laboratório, tem seis metros de comprimento e dois metros de diâmetro, simulando condições de operação no fundo do oceano, a altíssima pressão e baixas temperaturas – a aprovação nos testes na nova câmara hiperbárica qualificará os equipamentos para operações offshore.
A empresa fornecedora da nova câmara é a DSND Consub e o vaso de pressão foi fabricado pela Nuclep. Além da câmara, estão mantidas outras duas menores, do Laboratório de Tecnologia Submarina do Cenpes, que permanecerão auxiliando no atendimento da demanda para testes e simulação das operações a dois mil metros de profundidade.
Todo o controle dos testes e simulações é computadorizado – os equipamentos terão ainda acompanhamento visual através de duas câmeras internas de TV. Dentre os itens de verificação estão a integridade e desempenho dos equipamentos submetidos a pressão muito elevada e a ciclos repetidos, como a abertura e fechamento de válvulas. Os principais equipamentos incluídos nesses testes são componentes de árvores de natal molhadas, manifolds submarinos e conectores submarinos
.


Senado aprova novo imposto
Irany Varella é nomeado diretor de Serviços da Petrobras
Rompimento de duto provoca vazamento de óleo na Baía da Guanabara
Rio de Janeiro recebe centésimo posto de GNV
Petrobras inaugura Laboratório Hiperbárico
Rêgo Barros vai assumir a ANP
Embaixador pode assumir direção da ANP