Notícias online — Novembro de 2001

Rio de Janeiro, 19 de Novembro de 2001


Rio de Janeiro recebe centésimo posto de GNV

Victer: até o próximo ano o número de postos deve chegar a 140.

O centésimo posto de abastecimento de gás natural veicular – GNV do Estado do Rio de Janeiro foi inaugurado na Av. Meriti, Vila da Penha. Até o fim do ano, a Secretaria de Estado de Energia, Indústria Naval e do Petróleo pretende abrir mais uma unidade em Cabo Frio, na Região dos Lagos. Para o ano que vem também estão prometidos postos em Niterói e São Gonçalo. Circulam no estado 2,14 milhões de veículos, dos quais 100 mil movidos a GNV. A maioria é de táxis (95%). Hoje, o estado detém 70% da frota nacional de automóveis a gás. A meta do governo é ter 140 postos fluminenses comercializando o GNV até o fim de 2002.
Segundo o secretário Wagner Victer a medida representa uma economia já que “os carros abastecidos a gás são 60% mais econômicos, e o motorista paga 3% a menos de IPVA”.
Em três anos triplicou o número de postos de GNV no Estado. Enquanto o Rio de Janeiro chega a marca de cem postos, no Rio Grande do Sul, apenas um posto está em operação. Além de Wagner Victer, a cerimônia contou com a presença dos presidentes da Ceg, Andres Membrillo Bonilla, e da BR, Júlio Bueno, já que o posto leva a bandeira da BR. O centésimo posto no Estado, além de ser um marco, serve de exemplo para o resto do País. No início do governo, em 1999, o Estado do Rio de Janeiro possuía apenas 19 postos fornecedores de gás natural veicular. A meta era duplicar este número em quatro anos, mas, por conta da aceleração dos trabalhos de fomento deste setor, em parceria com a Ceg e com as distribuidoras de combustíveis, e do incentivo fiscal do IPVA, a quantidade de postos mais do que quintuplicou em três anos.
Até o próximo ano o número de postos deve chegar a 140. Além do município do Rio, já existem distribuidores em Resende, Volta Redonda, Barra Mansa, Belford Roxo, Nova Iguaçu, São João de Meriti e Campos, o que possibilita ao motorista já viajar para Espírito Santo e São Paulo abastecendo apenas a gás
.


Senado aprova novo imposto
Irany Varella é nomeado diretor de Serviços da Petrobras
Rompimento de duto provoca vazamento de óleo na Baía da Guanabara
Rio de Janeiro recebe centésimo posto de GNV
Petrobras inaugura Laboratório Hiperbárico
Rêgo Barros vai assumir a ANP
Embaixador pode assumir direção da ANP