Com o nome de Contato Imediato, a
Innova, companhia gaúcha voltada para a produção de estireno e poliestireno,
inaugurou oficialmente o seu site para a informatização dos pedidos de
seus clientes. Segundo Marcelo Bianchi, diretor comercial da Innova, este
é o primeiro serviço e-commerce do setor petroquímico, totalmente automatizado,
ou seja, não há uma transposição de dados do cliente dentro da empresa.
"Queremos estender aos nossos clientes tudo o que o serviço eletrônico
proporciona" disse. Nessa "extensão" incluem-se aí a diferenciação de
serviços oferecidos pelos concorrentes Basf e Dow Química, além da fidelização
de clientes.
"Previamente, traçamos o perfil de nossos clientes e, por meio dessa análise,
constatamos que eles estão cada vez mais assimilando os avanços tecnológicos
e investindo em infra-estrutura" disse Bianchi apesar de admitir também
que um dos grandes desafios da Innova é quebrar a barreira cultural no
país no envio de pedidos por outros meios. Hoje, a Innova tem no país
perto de 100 clientes, dos quais, 40, qualificados como "grandes clientes",
estarão sendo beneficiados de imediato com a inauguração do novo serviço.
Esses 40 grandes clientes representam 80% do faturamento da empresa no
país. O lançamento do novo serviço acontece simultaneamente com o do Argentina,
onde a empresa atua com o nome de Pecom, ambas controladas pela Perez
Companc.
Para a Innova, além de segurar antigos clientes, o investimento em e-commerce,
da ordem de U$S 6,5 milhões, também é traduzido em redução de custos operacionais.
"O sistema nos deixa com essa visão ótica para a redução de custos e aumento
de estoques" explicou ele.
Localizada em Triunfo, a Innova é uma empresa (como o próprio nome diz)
nova no país, inaugurada há menos de dois anos. Iniciou a produção de
estireno em janeiro de 2000 (60 mil toneladas) e a de poliestireno (51
mil ton) em setembro do mesmo ano. Em 2000, o faturamento bruto foi de
US$ 133 milhões, já para 2001 espera faturar perto de US$ 180 milhões
(R$ 430 milhões), ou crescimento de 76%. A produção estimada para 2001,
somados estireno e poliestireno, é de 175 mil toneladas. "Ampliaremos
mercado pela maneira de gerenciarmos nossos negócios aliada à valorização
do relacionamento com os clientes, tanto pelas vias tradicionais como
pela virtual" afirma Flávio Barbosa, diretor superintendente da Innova.
O braço argentino do Grupo Perez Companc, segundo os diretores da empresa,
é responsável pelo fornecimento de 75% da demanda de estireno e poliestireno
no país. Em 2000 faturou US$ 1,55 bilhão e para 2001 espera alcançar a
cifra de US$ 1,7 bilhão. Até 2005, o grupo estará investindo US$ 3,5 bilhões
na unidade argentina. Quando os investimentos estiverem completos o faturamento
da empresa estará na casa dos US$ 3 bilhões, segundo estimativas. Tecnologia
- Para que o e-commerce da Innova entrasse em funcionamento, durante um
ano, foi necessário toda a informatização da parte burocrática. O software
de gerenciamento utilizado foi o ERP da empresa J.D Edwards, enquanto
que o software de CRM empregado foi fornecido pela Sibel. Já a ferramenta
de SCM, com vários módulos da parte burocrática empregados, foi fornecido
pela Wan Systens. Dentro do SCM - Supply Chain Management - é onde está
o segredo para que o e-commerce funcione de verdade.
Nele, encontram-se os módulos: otimização do ciclo de produção; planejamento
de matéria-prima; planejamento da produção; otimização de estoques; planejamento
de distribuição (logística); precisão de vendas; e o módulo ATP - Available
to Promise. Este último possibilita à Innova comprometer-se com seus clientes
a responder de forma automática, via e-mail, a disponibilidade de produto
atual e futura. Segundo a consultoria Forrester Research, a previsão para
os próximos quatros é que os negócios e-commerce no Brasil deva ultrapassar
a casa dos US$ 40 bilhões. Enquanto isso, nos EUA, a J. B. Morgan realizou
uma pesquisa no país e constatou que 96% dos sites e-commerce não têm
nenhum tipo de integração com os sistemas de gestão das empresas. (SV)
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