Notícias online — Dezembro de 2000

Rio de Janeiro, 26 de dezembro de 2000


Petrobras vira Petrobrax de olho no mercado externo

A Petrobras está lançando uma nova marca corporativa nos mercados nacional e internacional: PetroBrax. A medida faz parte da estratégia de internacionalização que vai levar a companhia a aumentar presença em mercados da América Latina e da África nos próximos anos. “O nome é mais fácil de ser pronunciado em inglês, em espanhol, o que ajuda na internacionalização da empresa”, explicou Henri Philippe Reichstul, presidente da companhia.
O nome será usado como marca de fantasia — a razão social da empresa continuará sendo Petróleo Brasileiro S.A. — Petrobras.
A marca Lubrax, reconhecida internacionalmente como produto de qualidade e tecnologia, influenciou na escolha do novo nome.
A logomarca também sofrerá uma mudança, com uma chama no centro, identificando a Petrobras como uma empresa de energia. Essa é a quarta mudança de marca e de logotipo da Petrobras. Na última, ocorrida em 1993, a companhia havia extinguido o acento agudo de Petrobrás.
A readequação deve demorar até dois anos, e custará cerca de US$ 50 milhões na alteração da logomarca em mais de 7 mil postos de combustíveis em todo país, prédios e plataformas — já foram gastos R$ 700 mil com a contratação da empresa de designer. Em janeiro, a equipe Williams fará o lançamento do seu novo carro de Fórmula 1, com o patrocínio da PetroBrax — que fornece gasolina para o veículo.



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