Notícias online — Maio de 2001

São Paulo, 31 de maio de 2001


Senado debate acidente na P-36

O rompimento de um duto da Petrobras que liga o Terminal de Barueri à Refinaria de Paulínia fez vazar óleo para um condomínio residencial em Barueri na Grande São Paulo. De acordo com técnicos da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental – Cetesb, o acidente teria sido causado pela idade da tubulação.
O vazamento ocorreu por volta das 12h. O rompimento da tubulação abriu um grande buraco no chão e fez jorrar o óleo a uma altura de quase 30 metros sobre as casas.
O óleo atingiu casas do condomínio, chegou às galerias de água, contaminou o córrego Cachoeirinha, e atingiu o Rio Tietê, na altura das obras do Rodoanel. Os técnicos montaram barreiras para evitar que a mancha de óleo se espalhasse.
O presidente da Petrobras, Henri Philippe Reichstul, esteve há pouco no local e disse que a empresa pagará todos os prejuízos, inclusive dos moradores que tiveram suas casas atingidas.
O secretário Estadual do Meio Ambiente, Ricardo Tripoli, vai pedir que a empresa faça um estudo das condições em que se encontram essas tubulações. "Em função dos acidentes, vamos solicitar uma aferição mais rigorosa."


Repsol YPF estuda construção de termelétrica em São Paulo
Senado debate acidente na P-36
Duto da Petrobras rompe na Grande São Paulo
Delba irá fornecer navios à Petrobras
Petrobras pretende explorar petróleo na Tanzânia
Vem aí o 3º Round da ANP
Petrobras fecha trimestre com lucro de R$ 2,2 bilhões
Leilão de campos maduros: só dois vendidos
Reunião do Conselho pode definir futuro da Petrobras
Petrobras anuncia descoberta em Santos
BP encontra gás na Bacia do Amazonas
Petrobras leiloa 73 campos maduros nesta semana
Basf adquire participação em bloco exploratório
Reichstul pode trocar diretor de E&P da Petrobras