Notícias online — Maio de 2001

Rio de Janeiro, 27 de maio de 2001


Repsol YPF estuda construção de termelétrica em São Paulo

O grupo hispano–argentino Repsol YPF estuda a construção de uma usina termelétrica na região sul do Estado de São Paulo, em parceria com a Gás Natural. Segundo João Carlos de Luca, presidente da empresa, a usina terá capacidade de geração de 1.000 MW.
A Repsol YPF já participa da Termogaúcha, que está sendo construída no pólo petroquímico de Triunfo / RS, em parceria com a CEEE.
A usina de 480 MW, orçada em US$ 300 milhões, deverá entrar em operação em 2003 – as turbinas já foram compradas da GE. Para João Carlos de Luca, a nova política tarifária para o gás natural incentivará a construção de novas usinas termelétricas. "O ideal era que isso não fosse necessário", disse o presidente da Repsol YPF.
Essa nova política garantirá dois projetos da Repsol YPF ligados à geração termelétrica: além da Temogaúcha, o grupo participa da construção do gasoduto Uruguaiana – Porto Alegre, de 630 km de extensão. O empreendimento será ligado ao gasoduto oriundo da Argentina e transportará o gás natural até a usina Termogaúcha.
Além desses empreendimentos, João Carlos de Luca informou que o projeto da UTE Dunas, com capacidade de 250 MW, ainda permanece em compasso de espera. (FB)


Repsol YPF estuda construção de termelétrica em São Paulo
Senado debate acidente na P-36
Duto da Petrobras rompe na Grande São Paulo
Delba irá fornecer navios à Petrobras
Petrobras pretende explorar petróleo na Tanzânia
Vem aí o 3º Round da ANP
Petrobras fecha trimestre com lucro de R$ 2,2 bilhões
Leilão de campos maduros: só dois vendidos
Reunião do Conselho pode definir futuro da Petrobras
Petrobras anuncia descoberta em Santos
BP encontra gás na Bacia do Amazonas
Petrobras leiloa 73 campos maduros nesta semana
Basf adquire participação em bloco exploratório
Reichstul pode trocar diretor de E&P da Petrobras