Notícias online — Abril de 2001

Rio de Janeiro, 09 de abril de 2001


ONIP está solicitando à Enterprise os critérios da licitação de Bijuírá

A Organização Nacional da Indústria do Petróleo – Onip espera que a Enterprise Oil justifique a seleção do consórcio FMC/Modec como vencedor da licitação para operação do campo de Bijupirá-Salema. A empresa pretende contratar, no exterior, a construção da plataforma tipo FPSO.
Segundo Eduardo Rappel, diretor geral da Onip, a decisão frusta as expectativas da indústria fornecedora brasileira e confronta os anseios nacionais de se maximizarem os benefícios da abertura do mercado de exploração e produção de petróleo mediante a criação de empregos e geração de renda no país. "Apesar da indústria brasileira ter comprovada competência para executar esta obra, a Enterprise Oil alega que os fornecedores nacionais não conseguiram apresentar condições competitivas de preço e prazo", explicou Rappel.
Amanhã a entidade realiza um workshop com a Enterprise e um grupo de associados, visando que sejam atendidos os termos do contrato de concessão da Agência Nacional de Petróleo com a Enterprise Oil, pelos quais deve ser dada igualdade de oportunidades ao fornecedor nacional nas licitações para compra dos bens e serviços relacionados ao projeto. O contrato estabelece ainda que em caso de haver condições similares de fornecimento, deve ser dada preferência ao fornecedor nacional - estes compromissos também são repassáveis aos subcontratados da concessionária.
Segundo Rappel, a Onip buscará o apoio do governo e das empresas fornecedoras locais para induzir o consórcio FMC/MODEC a elevar o índice de nacionalização deste projeto para 40%. " Espero contar o empenho e a colaboração especial da Enterprise Oil do Brasil neste sentido".


Petrobras assina acordo para compra de ações da CEG
Petrobras divulga andamento das investigações sobre o acidente com a P–36
"Investigação sobre P–36 se direcionará para resultado confiável", diz DNV
Parceria com grupo italiano reabre estaleiro Cruzeiro do Sul
Distribuidoras de asfalto lançam projeto de pavimentação
Petrobras adia resultado sobre acidente com P-36
ABB investe em medidas de segurança para os serviços e equipamentos de óleo, gás e petroquímica
ANP libera Gasbol à BG
Setal poderá fornecer plataforma à Agip
SGI instala laboratório de realidade virtual na UFRN
TCU permite Petrobras reter 22 blocos
Rolls Royce de casa nova
ONIP está solicitando à Enterprise os critérios da licitação de Bijuírá
Refinarias da Petrobras batem recorde de processamento
IBP tem novo presidente