Notícias online — Abril de 2001

Rio de Janeiro, 16 de abril de 2001


Petrobras adia resultado sobre acidente com P-36

A Comissão de Sindicância formada pela Petrobras para apurar as causas do acidente com a plataforma P-36 pediu prazo adicional para a conclusão dos trabalhos. Segundo carta enviada pela Comissão e pela DNV à direção da Petrobras, "a complexidade dos trabalhos, aumentada pelo fato de a plataforma ter afundado a 1.360 metros, impossibilitando o exame físico da parte acidentada e a análise de documentos e registros de bordo que nela permaneceram", demandam um prazo maior do que o estipulado no dia em que a comissão foi formada. Pelo prazo estipulado anteriormente, no dia 20 de abril a Comissão deveria entregar o resultado sobre as investigações. Neste dia, no entanto, entregará à direção da companhia, um relatório de progresso das investigações, com a indicação das evidências que, até aquela data, apontem para os cenários e causas mais prováveis do acidente. No relatório, a Comissão promete indicar o prazo necessário para que possa concluir seus trabalhos.
A Comissão é integrada por representantes do corpo técnico/gerencial da Petrobras, do Grupo de Engenharia da COPPE/UFRJ, da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes da Bacia de Campos e do Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense. Paralelamente, a Petrobras contratou a empresa de certificação DNV para atuar como consultora independente nas investigações relativas ao acidente.
Segundo a DNV, em casos de acidentes de grandes proporções, o tempo necessário para que as companhias envolvidas concluam suas investigações internas varia de acordo com a complexidade e a disponibilidade.


Petrobras assina acordo para compra de ações da CEG
Petrobras divulga andamento das investigações sobre o acidente com a P–36
"Investigação sobre P–36 se direcionará para resultado confiável", diz DNV
Parceria com grupo italiano reabre estaleiro Cruzeiro do Sul
Distribuidoras de asfalto lançam projeto de pavimentação
Petrobras adia resultado sobre acidente com P-36
ABB investe em medidas de segurança para os serviços e equipamentos de óleo, gás e petroquímica
ANP libera Gasbol à BG
Setal poderá fornecer plataforma à Agip
SGI instala laboratório de realidade virtual na UFRN
TCU permite Petrobras reter 22 blocos
Rolls Royce de casa nova
ONIP está solicitando à Enterprise os critérios da licitação de Bijuírá
Refinarias da Petrobras batem recorde de processamento
IBP tem novo presidente