Notícias online — Abril de 2001

Rio de Janeiro, 19 de abril de 2001


Parceria com grupo italiano reabre estaleiro Cruzeiro do Sul

O secretário de Energia, Indústria Naval e Petróleo, Wagner Victer, anunciou hoje a decisão do Conselho Diretor do Fundo de Marinha Mercante, que aprovou a reabertura e modernização do Estaleiro Cruzeiro do Sul, localizado na Ponta da Areia, em Niterói, em parceria com o estaleiro italiano Rodriguez Cantieri Navali. O estaleiro será responsável pela construção de novas embarcações para a empresa Barcas S.A. e também pela recuperação das antigas que fazem o trajeto Rio-Niterói. O projeto, que no futuro empregará cerca de 400 trabalhadores, demandará investimentos da ordem de US$ 73 milhões e será realizado com a cooperação tecnológica do estaleiro italiano, especialista em embarcações de transportes de passageiro e construções navais em alumínio.
Segundo o secretário, este novo empreendimento é extremamente importante para o Rio de Janeiro. "Este é mais um passo em direção à revitalização da indústria naval fluminense, fato que ajudará a impulsionar a economia de todo estado", afirmou. Outro ponto importante impulsionado pelo projeto é a melhoria do transporte de passageiros na área de concessão da Companhia Barcas, principalmente no trecho Rio-Niterói, onde o tempo do percurso entre estes dois municípios será reduzido em pelo menos dez minutos.
Victer disse ainda que as novas condições de financiamento para o setor serão fundamentais para a viabilização do projeto. As alterações abrangem o prazo para a amortização dos empréstimos, que passou de 15 para 20 anos, as taxas de juros que caíram de 6 para 4% e o valor dos financiamentos, que aumentou de 85 para 90%. "Agora, a expectativa do Governo do Estado, assim como de toda a indústria naval fluminense, é que o BNDES faça uma análise rápida e efetiva para liberação dos financiamentos para este projeto do Estaleiro Cruzeiro do Sul".


Petrobras assina acordo para compra de ações da CEG
Petrobras divulga andamento das investigações sobre o acidente com a P–36
"Investigação sobre P–36 se direcionará para resultado confiável", diz DNV
Parceria com grupo italiano reabre estaleiro Cruzeiro do Sul
Distribuidoras de asfalto lançam projeto de pavimentação
Petrobras adia resultado sobre acidente com P-36
ABB investe em medidas de segurança para os serviços e equipamentos de óleo, gás e petroquímica
ANP libera Gasbol à BG
Setal poderá fornecer plataforma à Agip
SGI instala laboratório de realidade virtual na UFRN
TCU permite Petrobras reter 22 blocos
Rolls Royce de casa nova
ONIP está solicitando à Enterprise os critérios da licitação de Bijuírá
Refinarias da Petrobras batem recorde de processamento
IBP tem novo presidente