Notícias online — Março de 2001

Rio de Janeiro, 22 de março de 2001


Boletins apontavam falhas na P-36

Boletins elaborados por técnicos da Petrobras nos dias 12, 13 e 14 de março indicavam a existência de problemas nos equipamentos da P–36.
O presidente da Petrobras, Henri Phillipe Reichstul, recebeu nesta quinta-feira os boletins feitos antes do acidente com a plataforma P-36, indicando que alguns equipamentos já apresentavam problemas desde o dia 12 e que ela deveria ser fechada.
Os boletins foram preparados pelo supervisor de produção, Hélio Galvão, e pelo coordenador da plataforma, Paulo Roberto Viana. Chegaram a ser encaminhados ao gerente da P-36 em terra, Claronildo de Covas, mas nenhuma providência teria sido tomada.
Segundo os boletins, havia "pressurização no sistema de vent da plataforma" e a provável causa seria o entupimento do abafador de chamas. "Estamos especificando-o para compra. Será necessário parada de produção para substituição do mesmo, visto estar bem próximo dos queimadores de gás na torre de flare", dizia o boletim.
Reichstul determinou a criação de uma comissão de sindicância para que seja feito um relatório especificando os problemas relatados na P-36. Uma das questões que o presidente da empresa quer esclarecer é o fato de esses relatórios não terem chegado ao seu conhecimento na quinta-feira pela manhã, dia 15, logo após o acidente.
Os boletins chegaram a ser veiculados na rede interna de informações online da Petrobras, mas foram retiradas do sistema para preservar a integridade das informações.
O diretor de Exploração e Produção da Petrobras, José Coutinho Barbosa, disse que a Comissão de Sindicância poderá esclarecer se existe ligação entre os fatos relatados no boletim e o acidente na P–36. Segundo Coutinho, essa é uma das oito hipóteses que estão sendo trabalhadas pela Petrobras como a possível causa do acidente.

Veja a nota emitida pela Petrobras:

A Petrobras foi informada na noite de ontem pelo presidente da Federação Única dos Petroleiros, Maurício Rubem, que ele não estava conseguindo obter cópias dos boletins diários de operação expedidos antes da explosão da P36 e que o sistema que permite o acompanhamento on line das operações da plataforma estava fora do ar. As informações foram prestadas ao gerente executivo de Recursos Humanos da Petrobras, José Lima Neto.
Nos boletins dos dias 12, 13 e 14 de março, havia informações relevantes que reproduzimos a seguir: "Vent atmosférico: estamos tendo pressurização no sistema de vent da plataforma. Provável causa é o entupimento do abafador de chamas. Estamos especificando-o para compra. Será necessário parada de produção para substituição do mesmo, visto estar bem próximo dos queimadores de gás na torre de flare."
Nas primeiras horas da manhã de hoje, José Lima Neto transmitiu essas informações ao diretor de Exploração & Produção da Petrobras, José Coutinho Barbosa, que os confirmou com Carlos Eduardo Bellot, gerente geral da Unidade de Negócios da Bacia de Campos. Em seguida, Coutinho Barbosa relatou todos estes fatos ao presidente Philippe Reichstul e aos demais diretores da Petrobras. Bellot explicou que tirara o sistema do ar, após o acidente, para preservar a integridade das informações. Estas informações já estão de posse do coordenador da Comissão de Sindicância que apura as causas do acidente, Carlos Heleno Netto Barbosa. Fazem parte desta Comissão, além de profissionais da Petrobras, um representante da Coppe/UFRJ e um da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, eleito pelos trabalhadores.
Todos estes fatos foram comunicados, ainda nesta manhã, por Philippe Reichstul e José Coutinho Barbosa aos membros da Comissão Externa da Câmara dos Deputados que investiga as causas do acidente.
A Petrobras espera que a Comissão de Sindicância esclareça se há ligação entre os fatos relatados no boletim e o acidente na P36. A Petrobras informa, adicionalmente, que está contratando uma empresa internacional de certificação para acompanhar os trabalhos da Comissão de Sindicância com absoluta independência.


Governo pretende ampliar prazo do Repetro
Gasolina vai custar 5,4 menos nas refinarias
RJ assina convênios para desenvolvimento de mão de obra para o setor de petróleo
Copene poderá ir a leilão pela terceira vez
Leilão da Copene fracassa mais uma vez
DNV vai supervisionar investigações sobre acidente na P-36
Reichstul diz, em depoimento, que acidente ainda é incógnita
Terceira rodada da ANP terá 41 empresas
Fragomeni não confirma convite para assumir presidência da Petrobras
Governo pode demitir diretoria da Petrobras
Boletins apontavam falhas na P-36
"Brasil apresenta excelentes oportunidades", analisa presidente da DNV
Morre vítima do acidente da P-36 que estava internado
Flutuabilidade é limitada, diz classificadora da P-36
Óleo começa a vazar
Ações da Petrobras desvalorizam na Bovespa
P-36 afunda
Petrobras não perdeu esperança de salvar plataforma
P-36 volta a afundar
Plataforma pára de afundar
Petrobras resgata primeiro corpo em plataforma de Campos
Projeto de engenharia da P-36 passou por controle de qualidade
Desaparecidos têm poucas chances de estarem vivos
Acidente reabre caso marítima
Plataforma pára de inclinar
É grave estado de acidentado na pltaforma
Aepet aponta falhas na P-36
Plataforma pode afundar
Ministro do Meio Ambiente aguardará análises
Petrobras confirma terceira explosão
Presidente divulga nota sobre acidente
Plataforma está segurada em US$ 500 milhões
Há risco de plataforma afundar
Veja lista dos desaparecidos nas explosões da plataforma
Veja nota divulgada pela Petrobras
Presidente da Petrobras afasta riscos ao meio ambiente
P-36 corre risco de afundar
Presidente da Aepet culpa tercerização do serviço
Ministro José Jorge está a caminho de Macaé
Ferido em explosão corre risco de vida
Causa do acidente ainda é desconhecida
Explosões matam na P-36
BC marca leilão da Copene para 27 de março
Novos ministros são empossados
Smar implanta sistemas na Estação de Gás Natural de Urucu
BC adia publicação de edital da Copene
Rio Polímeros aguarda financiamento ainda para o primeiro semestre
Portaria da ANP regulamenta distribuição de solventes
ANP fixa preços mínimos das áreas a serem licitadas
José Jorge é o novo ministro de Minas e Energia
Petrobras negocia financiamento para Refap