| Se a Bacia de Campos está completando 30 anos de produção, a Altus pode comemorar a participação na metade mais produtiva dessa trajetória. Nos últimos 15 anos, a empresa instalou seus CLPs em várias unidades de produção. “Em algumas plataformas como Garoupa, Cherne-1, Cherne-2, PNA-1 e PNA-2 toda a solução é Altus, desde a parte do processo e segurança, até utilidades”, contou o engenheiro da empresa, Sergio Silva.
A Altus aproveitou a Brasil Offshore para apresentar as novidades em inversores de freqüência, IHMs e CLPs. “A novidade é o CLP da linha Ponto, que tem redundância de CPU, o que garante maior segurança”.
A linha de IHMs é produzida pela Exter com destaque para as IHM touch screen, bastante popular nas plataformas. Já a linha de inversores de freqüência possui uma gama variada de potências. “Temos uma remota, que na verdade é um CLP da Rima, que tem segurança SIL 3 (para área classificada). Normalmente os CLPs ficam fora da área classificada, mas em uma necessidade, existe a possibilidade de instalar um equipamento desse tipo”, finalizou Silva.
|