Programa de manutenção da produção em campos maduros equivale por duas plataformas

Carlos Eugênio: programa equivalente a duas plataformas
O programa de manutenção da produção de campos maduros que está sendo adotado em 36 campos na Bacia de Campos deve manter a produção estabilizada em 800 mil barris diários até o final da década. O gerente geral da Unidade de Negócios Bacia de Campos, Carlos Eugênio da Resurreição, explica que, caso o programa não fosse implementado, em 2010 a produção desses campos cairia para 511 mil barris/dia – uma diferença que equivale a duas plataformas de grande porte.

A Petrobras irá investir US$ 6,2 bilhões entre 2008 e 2011 em tecnologias de perfuração de poços horizontais de longo alcance, poços multilaterais, bombeio e reinjeção de água. Entre os campos envolvidos no projeto – que já ultrapassaram o pico de produção – estão Marlim, Albacora, Bonito e Enchova. Somente no campo de Marlim a Petrobras irá perfurar 20 novos poços – sete ainda neste ano, e 13 em 2008.

Atualmente, a produção total na Bacia de Campos é de cerca de 1,5 milhão de barris/dia, dos quais 800 mil barris/dia oriundos desses campos maduros. Em 2015, as tecnologias de recuperação vão fazer com que a produção se mantenha em 562 mil barris/dia – sem as ações a produção ficaria em 296 mil barris/dia. Em paralelo, a Petrobras tem investido na busca por novos campos próximos às estruturas de produção já instaladas. A intenção é aproveitar a capacidade ociosa de algumas de nossas unidades e investir em grandes descobertas.

O gerente de produção do Campo de Roncador, Eduardo Bordieri, detalhou cerca de dez projetos de grande porte, ao custo de aproximadamente US$1 bilhão cada, com produção entre 100 e 180 mil barris/dia. Entre eles, o início da operação ainda este ano de duas novas plataformas – P-52 e P-54.

O Campo de Papa Terra, localizado ao sul da Bacia, poderá significar um novo horizonte para a companhia onde até hoje havia encontrado apenas reservas sub-comerciais. “Papa-Terra é um projeto estruturante para futuros projetos na parte Sul da Bacia de Campos”.

Bacia de Campos: 30 anos de produção
O som das turbinas, do mergulho, ou até da rotina em uma plataforma. A Petrobras foi original ao apresentar, em seu stand, a história da produção de petróleo na Bacia de Campos.
NOTÍCIAS
Novo Centro de Controle monitora plataformas da Petrobras
Programa de manutenção da produção em campos maduros equivale por duas plataformas
GALEIRA DE FOTOS
EMPRESAS
Flutrol
Alpha
Altus
Ascoval
Aselco
BS&B
Conexel
Emerson
FT
Contech
Cooper
Digitrol
DNV
Enmac / Poleoduto
Fast
Fike
Hiter
Percon
UTC
Henkel
Metroval
National Instruments
Nutsteel
Rohr
Siva
SPTF
Teadit
Sew
Weg
Use
Vibropac
Wirex Cable