| A Emerson Process Management está trazendo para o Brasil o conceito de gerenciamento da medição. Trata-se de um know how de 25 anos de prestação de serviços auditoria em medição fiscal no Reino Unido, que a divisão Metco traduziu no Total Metering Management TMM. “Pegamos toda a tecnologia do Reino Unido e treinamos pessoas no Brasil em competências para operar os softwares. E através disso, gerenciamos todos os dados de produção nas plataformas”, contou o gerente de Assistência Técnica, Jorge Rosado.
A empresa já presta serviços, há pelo menos quatro anos, em dez plataformas do Ativo Marlim além da medição fiscal, o objetivo também é garantir a produtividade ótima. “Não adianta ter um equipamento que está bem instalado, mas as medições são erradas. Porque se medirmos uma coisa errada, é possível que os engenheiros de reservatório acabem fechando um poço produtivo”.
Rosado explicou que esse trabalho acabou ganhando ênfase na Petrobras e o que inicialmente era um contrato de manutenção, agora vai ganhar status de gerenciamento da medição e já não vai haver empresas diferentes fazendo manutenção e calibração, mas uma única empresa fazendo gerenciamento da medição.
O TMM também pode ser utilizado em refinarias, para transferência de custódia. “O sistema é aplicado na entrada de uma planta, para garantir que o petróleo seja medido de uma forma certa, e na saída dos derivados. E também para fazemos o balanço”.
|